Este blog destina a todos que amam a Jesus Cristo e o confessam como Senhor de suas vidas
COMENTARIO
DE LUCAS 21.34
Preste
atenção, etc. – Aqui nosso Senhor os adverte contra a segurança e a
sensualidade, às quais, se cedessem, eles se incapacitariam para os tempos
difíceis que se aproximavam e tornariam esses tempos uma grande surpresa e
terror para eles; não, e envolver-se na ruína que está prestes a acontecer a outros
de seus compatriotas. Com isto aprendemos, primeiro, que as promessas de
libertação de Cristo aos seus discípulos e aos primeiros cristãos eram
condicionais, e só seriam cumpridas, desde que, através da graça divina, eles
tomassem o cuidado de se proteger contra os pecados que os teriam exposto. aos
julgamentos de Deus: e, 2d, que existe uma estreita conexão entre nosso dever e
segurança; entre nossa obediência a Deus e a ajuda e providência divina, para
nossa preservação, seja temporal ou espiritual: e que não devemos esperar a
preservação imediatamente de suas mãos, sem o uso daqueles meios que ele
colocou em nosso poder para usar para isso. Para que a qualquer momento seus
corações não fiquem sobrecarregados, etc. – A palavra original βαρυνθωσιν , aqui
traduzida como sobrecarregada, significa apropriadamente sobrecarregado ou
pressionado, e expressa de maneira muito elegante e forte as consequências
odiosas da intemperança; e a carga que isso traz sobre as faculdades racionais,
que são a glória da natureza humana. Assim, Horácio, - corpus onustum Hesternis
vitiis animum quoque prægravat unà, Atque affigit humo divinæ particulam auræ.
SENTADO. 2. biblioteca. 2. lin. 77. O uso imoderado de carne e bebida não
apenas sobrecarrega a mente com a culpa assim contraída, mas a torna
entorpecida, estúpida e sem vida no dever, e na verdade inadequada para oração
e louvor, para o exercício de qualquer graça, e para o exercício de qualquer
graça. prática de qualquer virtude: não, entorpece a consciência e torna o coração
insensível às coisas que mais afetam. E cuidados desta vida – Preocupa-se
ansiosamente com as coisas visíveis e temporais, e com a busca desordenada
delas. A primeira é a armadilha daqueles que se entregam aos seus prazeres;
esta é a armadilha dos homens de negócios que ficarão ricos. Observe, leitor,
precisamos nos proteger contra ambos, também contra todas as outras tentações,
para que em algum momento nossos corações não fiquem sobrecarregados. Nossa
cautela contra o pecado e nosso cuidado com nossas próprias almas devem ser
constantes. Mas havia necessidade de alertar os próprios apóstolos contra
pecados como estes? Então certamente há necessidade de alertar até mesmo os
cristãos fortes contra os pecados mais grosseiros. Nem seremos sábios se pensarmos
que estamos fora do alcance de qualquer pecado. E então naquele dia – Aquele
momento terrível e importante, do qual ele estava falando, quando essas
terríveis calamidades deveriam sobrevir àquela nação; e sobrecarregar os
incautos e carnalmente seguros.Pois como uma armadilha, etc. – Pois o caráter
da generalidade das pessoas na nação judaica, naquela época, seria tal que esta
ruína cairia sobre todos – Ou sobre a maior parte de todos; que habitava a face
de toda a terra – Ou, de toda a terra, como uma armadilha para um pássaro
impensado, que, no meio de sua segurança, se encontra inextricavelmente
capturado. Portanto, devemos tomar cuidado, para que a hora da morte ou o dia
do julgamento não chegue sobre nós, quando não esperamos nem estamos preparados
para tais acontecimentos terríveis. Vigiai, portanto – Esta é a conclusão geral
de tudo o que precede. Vigie contra toda tentação de negligência e pecado, e
contra tudo que possa levá-lo a uma segurança perigosa; e ore sempre – Com a
mais fervorosa importunação; para que sejais considerados dignos – Através da
misericórdia perdoadora e da graça renovadora e auxiliadora de Deus; escapar de
todas essas coisas – Esses eventos calamitosos e destrutivos; isso certamente
acontecerá – Da mesma maneira que os descrevi. E fique diante do Filho do homem
– Com coragem e aceitação, absolvido e aprovado como seus servos, e não pode
cair diante dele como seus inimigos naquele dia de terrível visitação. Em
Romanos 14:4 , permanecer em pé e cair são termos usados para significar ser
aprovado ou condenado. Aqueles dos discípulos de nosso Senhor que seguiram suas
instruções e foram fiéis à graça que haviam recebido, não apenas escaparam da
destruição que sobreviria ao grande corpo da nação judaica, mas foram
reconhecidos como seus servos e nomeados para serem ministros de seu palavra, e
os arautos de sua graça e misericórdia para as nações gentias. A expressão
καταξιωθητε , aqui considerada digna, às vezes implica uma honra conferida a
uma pessoa, como quando se diz que os apóstolos são considerados dignos de
sofrer vergonha por Cristo, Atos 5:41 ; algumas vezes, ser adequado ou apto
para qualquer coisa, ou adequado para isso, como quando João Batista exorta a
produzir frutos dignos de arrependimento, Lucas 3:8 . E assim, ser considerado
digno de escapar é ter a honra disso e estar preparado ou preparado para isso.
“O leitor observará que o relato de Lucas sobre este discurso é muito curto, em
comparação com o de Mateus e Marcos, por esta razão óbvia, que ele havia dado
os principais pontos dele antes, em parte em um discurso da última vinda de
nosso Senhor, que foi entregue a uma numerosa assembleia na Galiléia, (Lucas
12:35-48 ) e parcialmente em outro discurso, relacionado apenas à destruição de
Jerusalém, que foi proferido em sua jornada para lá, na festa da dedicação,
Lucas 17:20 , etc. Aqui, portanto, ele opta por omitir o que foi inserido em
qualquer uma dessas ocasiões; como João, que provavelmente escreveu após o
cumprimento desta profecia, a omite inteiramente, como já foi amplamente
registrado pelos três primeiros, de quem, considerando as circunstâncias do
tempo, veio com uma graça infinitamente melhor, do que poderia ter acontecido
posteriormente. ele." - Doddridge. Veja notas em Mateus 24:42-51 ; e
Marcos 13:33-37 .
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