quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O CAMINHO DE SANTIDADE

                         Is. 35.8-10

 8 E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. 9 Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. 10 Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

    O profeta Isaias viveu aproximadamente 700 A C, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, era época de trevas, de muita violência, total desobediência à palavra de Deus, estavam vivendo na injustiça, sob o comando da mentira, do engano, do homicídio, seria como nos dias de hoje, não tardou muito toda a nação estava no exilo da Babilônia.
    Minha preocupação hoje é com a igreja, com atuação do engano, a manipulação das massas através da mídia, a justiça sendo torcida, o aumento da violência por conta da impunidade, o caos se instalando, em todas as esferas, moral, espiritual, financeira, a gritante corrupção nos governos de todo o mundo, o consentimento na união entre homossexuais como status de família.         

    Percebe-se a existência de um comando que dá ordem neste mundo, confrontando com os princípios e valores cristãos, estamos indo na contra mão da história secular, e somos a minoria que caminha nesta via, (a cada dia a vida se desvaloriza em função do materialismo).
  Temos um atenuante favorável, o poder de Deus, Sua Palavra, a que nos ensina O Caminho por onde passar os remidos do Senhor, um novo e vivo caminho, de vitória de alegria, duradoura, tendo seu iniciou na Cruz do Senhor Jesus Cristo, e termina na eternidade com o Salvador Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
  A Pergunta é: Estamos vivendo neste Caminho? Já conseguimos encontrar-LO?

 Jo. 14.6 Respondeu Jesus: “EU sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

  1. Necessidade. Suponhamos que não houvesse nenhum caminho; nunca poderíamos ter acesso a Deus, paz, o amor, verdade, salvação pureza ou céu.
  2. Singularidade. Há somente um caminho; não nos cansemos, procurando outro. A vida eterna se obtém caminhando por este Caminho.
  3. Personalidade. O próprio Senhor Jesus é o Caminho, não cerimônias, doutrinas, profissões, realizações, mas o próprio Senhor, nosso Sacrifício.

 O caminho que o mundo propõe tem varias opções, seus fundamentos são a mentira, a falsidade o caminho que Eva optou. O caminho que fala as escritura é um estado de espírito, para caminhar neste caminho é só pelo Espírito.
     
                                    OS USUÁRIOS DESTE CAMINHO

1.      São pessoas que possuem qualificação única; entram de verdade. A pessoa é “alguém”, mas a distinção fundamental é o Caminho.  No A. T. encontramos vários homens e mulheres que andaram neste caminho, um deles foi Moisés diz Heb. 11.27 “Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível”.
É necessária uma convicção, uma decisão de fé para não recuar, é necessário crer somente, (tudo isto tem origem no trono da Graça,) mesmo mediante os maiores obstáculos que se apresentam diante de nós, nada pode nos separar do Amor de Deus, nem morte, vida, nem principado, nada poderão nos separar do Amor do Pai. É necessário que estejamos vendo o INVISÍVEL.  

 Heb. 10.20-23 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. [1]

 Tenhamos, pois ousadia durante nossa peregrinação neste mundo, sabendo o que nos espera é o lar na eternidade com Cristo, como fez Moisés, sejamos, sinceros com Deus, e então recebemos a purificação da nossa consciência, livrando-nos de toda culpa; O Sangue do Senhor Jesus nos livrou desta tormenta, trazendo-nos a justificação, de onde passamos a andar em Paz com Deus.

 Ef. 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

  Fomos feitos novas criaturas para amar o nosso próximo.
 Este é o caminho das boas obras, se Jesus abriu a porta da eternidade para mim, também me sinto constrangido a fazer o mesmo para o meu próximo, andar fazendo as boas obras em Cristo Jesus.
  
  1Pe. 1.13-16 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alerta e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

  O Caminho está preparado, nesta caminhada, exige-se critério, sobriedade, e perseverança,
 
  Luc. 21.34-36 “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face da terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.”.

  O Senhor Jesus aconselha, o coração do homem é extremamente enganoso, e corrupto, usar de sabedoria para guardar o coração do pecado, do sensualismo, da ansiedade a busca desenfreada pelo poder, pelo sucesso, a avareza, pois somos o templo do Espírito Santo.  No A.T. Ló, não conseguiu ver este dia, o pecado da cidade de Sodoma o envolveu de tal maneira, que não teve força para abandonar a cidade que seria destruída, pelo juízo de Deus, foi necessária a misericórdia de Deus, os anjos atuaram puxando-o pela mão, livrando-os da morte.
   Ora o Senhor Jesus nos deu poder e autoridade, para vencer todo o tipo de mal, nos deu o Seu Espírito para dominar a carne.   Pois o dia do juízo virá e neste dia precisamos ficar de pé diante do Filho do homem, portanto devemos vigiar e orar em todo o tempo, a oração é o nosso canal de comunicação com Deus, através de Jesus Cristo Nosso Senhor, Senhor me perdoa. Eu tenho negligenciado esta pratica, a oração é o momento mais feliz do salvo em Cristo, é o momento em que ele lava a sua consciência no sangue remidor.
  Assim sendo podemos continuar a caminhar o Caminho de Santidade com o Senhor

  Rom. 13.13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

  Sejamos, portanto dignos dos depósitos de Deus, andemos como verdadeiros despenseiros da infinita Graça do unigênito do Pai, aqui neste mundo pervertido, necessitado, onde o maestro é o príncipe das trevas, sejamos um povo diferente que caminha com perseverança a corrida que nos esta proposta. Para que a luz de Cristo brilhe neste mundo através de nossas vidas.

Is. 52.1 Desperta, reveste-te da tua formosura, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.

  Vamos nos despertar com coragem e muita ousadia e vestir as vestimentas da justiça de Deus, somos lavados no sangue do Cordeiro, vamos assumir os nossos postos de embaixadores do Reino de Deus aqui neste mundo, sejamos valentes, cheios de fé e coragem.

      Ribeirão Preto, outubro de 11.
                                                                                   Pr. José Eymard



Nenhum comentário:

Postar um comentário