sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A NOVA ALIANÇA


                    
 O profeta Isaias, 700 anos antes de Cristo, profetizava a respeito de uma nova aliança.

Is. 55.2-3 “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.”.

Mesmo havendo uma separação entre Deus e o homem em razão do pecado, Ele propõe uma aliança com este homem, pois Ele o quer novamente no seu jardim. Esta aliança custa o sangue derramado de Seu único Filho.

Luc. 22.20 “Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”.

 A nova aliança tem como fundamento o sangue do Senhor Jesus Cristo, e sangue é vida no sentido literal científico, e vida também é amor no sentido moral e espiritual, e o amor é que toma iniciativas de buscar o bem, pois não havendo amor, não tem graça, não há vida, e sim morte. O Senhor Jesus deu a vida por amor de nós. Portanto a palavra Nova Aliança tem um significado vital para todo aquele que segue o Senhor Jesus, pois é o amor agindo nos ligando novamente com o Trono da Graça. Sem o reconhecimento deste sacrifício o homem continua perdido, sem direção, aflito, sendo conduzido pelo príncipe das trevas.
   
                               Porque não conserta a velha aliança?

Mc. 2.21-22 “Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a ruptura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.”.

Neste sentido o Senhor Jesus foi radical, não tem como remendar uma vida, ou morre, ou vive, não tem meio termo. Sendo assim Aliança com Deus é necessário morrer a velha criatura, para nascer o novo homem que é a imagem de Cristo.

É importante considerar o verbo OUVIR ATENTAMENTE, este banquete não é para todos, nem todos são dignos de receber este anel, esta aliança, e comer deste banquete, esta mesa é preparada para aqueles que ouvem que inclinam os ouvidos ao Senhor Seu Deus, a Jesus o mediador da nova aliança. Entre os quais citemos Maria Madalena.

Jo. 20.11-16. “Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, porque choras? A quem procuras? Elas, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tirastes, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria Ela voltando-se lhe disse, em hebraico: Raboni que quer dizer Mestre”.

Esta mulher ouviu atentamente a voz do Senhor, essa voz é inconfundível ela não se deixou levar pelo espírito negativo de morte, no seu interior cria que o Senhor estava vivo.

Os que participam deste banquete, o fazem com amor, com fé, são pessoas especiais que conhecem, que tem intimidade com o anfitrião, que renunciaram este mundo, para se sentarem à mesa do Cordeiro.
Muita gente cheia de orgulho não consegue ouvir a voz de Deus com atenção, pois o modo como o Senhor usa para falar é totalmente diferente dos nossos. Ele usa os simples, para confundir os sábios, usa as coisas loucas.
Os que não participam deste banquete, amam comida estragada, azeda até contaminadas são cheios de religiosidade, amam os primeiros lugares neste mundo.



  Ribeirão Preto, janeiro de 2012

                                         Pr. José Eymard
           





Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog irmão! Que Deus continue te Abençoando poderosamente para que possais alcançar todos os seus objetivos. Abraço, Thiago!

    ResponderExcluir