domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS.


                        A PARABOLA DO PAI AMOROSO

LUC. 15.11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos; 12 o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. 13 Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 15 Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. 16 Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.[1]

No mundo cada vez mais as pessoas são objetos descartáveis, onde as coisas passam a ter vidas, portanto uma mudança de valores, em que as pessoas valem pelo que tem, ou pelo seu status, e não pelo que são.
 Onde o capitalismo com sua cultura consumista ensina a descartar um equipamento estragado por outro, também ensina a descartar relacionamentos estragados, indesejáveis, portanto pessoas são trocadas.
 Neste texto do evangelho de Lucas. O Filho mais novo quis sua herança antecipada, descartando assim o Pai, mas para surpresa este entrega sua parte, então longo se foi, e  gastou tudo que havia recebido vivendo uma vida desregrada, e  passando por necessidade, arrependido volta para seu pai que o esperava de longe correu e o abraçou com ternura nem esperou que o filho terminasse o discurso, mandou que o criado lhe trocasse de roupas, um anel no dedo e sandália nos pés para comemorar.
  Percebemos que Deus não nos trata segundo nossos pecados, e sim segundo sua grande misericórdia.
  Que Pai terreno faria isso, receber o filho de volta após ter desperdiçado tudo o que tinha, e volta para sua casa sendo recebido como Filho com anel significado de aliança de filiação roupas limpas alvejadas e festa.
  Apenas o AMOR DE DEUS consegue aniquilar a mesquinharia o egoísmo humano, constrangendo o homem a reconhecer o Nosso Deus como Pai de AMOR.
  A Bíblia nos ensina que Deus nos ama com eterno Amor
Rom. 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. [2]

 O Senhor Deus colocou em nós o Seu Próprio Espírito, para que testificasse em nosso espírito que somos Filhos por adoção, para que pudéssemos clamar por PAPAI é a volta para nosso lar, onde sempre nosso Pai esta nos esperando de braços abertos e com roupas alvejadas no sangue do Cordeiro, anel de filiação, lugar de destaque na corte do Pai, e comemoração, no lar celestial.

 Ribeirão Preto, 12 de agosto de 2012

   Pr. José Eymard




Nenhum comentário:

Postar um comentário